Compartilhar

Atualmente existem inúmeros modelos de tênis no mercado. Contudo, alguns deles são desenvolvidos especialmente para a pratica de exercícios físicos.

Quando vamos movimentar nosso corpo, é preciso estar usando roupas e calçados confortáveis que ajudarão na movimentação.

A escolha de um calçado inadequado na hora de fazer atividades físicas pode acarretar em várias consequências ruins como: dor no corpo, dor nos pés, criação de bolhas e até mesmo causar acidentes.

E ao falar de prática de exercícios físicos não dá para não pensar no calçado mais confortável para essa ocasião: os tênis. Conhecidos pelo seu conforto e pela vantagem de ajudar na movimentação das pessoas, eles são a primeira opção a ser procurados quando o assunto é exercício físico.

Então se você quer saber um pouco mais sobre esse tipo de calçado, continue lendo esse artigo e descubra 3 tipos de tênis para praticar exercícios.



Tênis para correr

Os tênis de corrida são feitos a partir da seguinte combinação: performance e conforto. Isso porque, na hora de sair para correr a pessoa precisa contar com um calçado que a permita alcançar altas velocidades sem deixar de proporcionar o conforto necessário para os pés.

Os tênis para corrida geralmente contam com amortecedores que fazem com que o impacto da pisada seja menor. Desde o momento em que a pessoa inicia a sua corrida até o momento em que ela para, é preciso estar usando um tênis que proteja todo o pé. Por isso, existem tênis que são fabricados justamente para atender essa demanda. Eles contam com proteções internas que vão das pontas dos dedos até as laterais. Já as solas dos pés podem contar com palmilhas confortáveis e macias.



Também é importante verificar se o tênis de corrida conta com um bom solado, que terá a missão de preservar os músculos dos pés e o joelho, fazendo com que a corrida aconteça de forma mais fácil, através de materiais que facilitam o impulso.



Tênis para Academia

Praticar exercícios físicos é essencial para manter a boa saúde do corpo. Seja praticando corridas na rua ou indo na academia, é importante saber que estar usando o calçado adequado vai fazer total diferença no seu desempenho.

Na hora de escolher o melhor tênis para academia, você deve considerar características como: conforto, amortecimento, praticidade e mobilidade.

Antes de tudo você precisa experimentar diversos modelos e sentir qual se encaixa melhor no seu pé. Vale lembrar que na academia você precisa focar em movimentar o seu corpo da forma correta, com o objetivo de alcançar os melhores resultados. E para isso, você precisa estar usando as roupas e tênis corretos, que te façam se sentir apto e confortável para se exercitar.



Tênis para Caminhada

Todos nós sabemos que praticar caminhada é um exercício físico que traz muitos benefícios para a saúde. Mas não basta sair caminhando por aí, é importante que você esteja usando o calçado adequado para conseguir colher esses benefícios.

E por isso existem os tênis para caminhada, que foram criados com o objetivo de ajudar as pessoas que desejam praticar esse tipo de exercício físico.

E apesar da escolha correta do tênis para caminhada ser muito importante para os resultados do exercício, muitas pessoas não sabem que existem modelos específicos para deixar o pé mais confortável e aliviar o impacto das pisadas.

Então vamos falar um pouco sobre as características que um tênis para caminhada não pode deixar de ter. Confira abaixo a lista que criamos para te ajudar na sua escolha de tênis para caminhar.



• Estabilidade: esse é um ponto muito relevante na hora de escolher o tênis que será usado para caminhada. Seus pés estarão em contato com o chão, por isso é preciso estar andando com um tênis que seja capaz de te proporcionar estabilidade. Do contrário disso, você poderá cair e até mesmo se lesionar.

Uma dica para esta característica é o New balance 1080v11, com a tecnologia presente blow ruber, oferece segurança e estabilidade durante as passadas, gerando maior conforto.



• Flexibilidade: outro ponto que não pode deixar de ser avaliado é a flexibilidade do tênis, afinal, para conseguir praticar exercícios de forma correta é preciso que o seu pé consiga se articular sem problemas.

Uma dica para esta característica é o New Balance Tempo, com tecnologia engineer mesh que oferece excelente calce, flexibilidade e você ainda continua com boa tração.



• Respiração dos pés: na hora da caminhada é normal que os seus pés produzam mais suor e por isso o tênis adequado deve contar com um material que permita a respiração dos pés. Essa sensação de ventilação automaticamente te trará uma sensação de conforto e fará com que a sua caminhada dure por mais tempo.

Uma dica para esta característica é o Skechers Speed Elite com tecnologia ripstop mesh e cabedal translúcido, proporciona força e respiração para os pés.



• Solado: existem muitos tênis de esporte com solados diferentes, por isso é importante escolher um solado que seja especifico para caminhada. Outro aspecto a ser pensado é o seu tipo de pisada. É essencial que o solado tenha uma boa aderência ao chão, permitindo que a pessoa o utilize para caminhar em diferentes tipos de superfícies.

Uma dica para esta característica é o New Balance Hierro v6 ele possui a tecnologia vibran que proporciona amortecimento máximo em terrenos mistos e acidentados, além da tecnologia toe protec que protege seus dedos dos impactos.

Você deve verificar quais são as tecnologias usadas na fabricação do seu tênis de corrida. Algumas são usadas para dar mais conforto, outras são usadas para amortecer os impactos dos passos e outras para promover mais respiração e ventilação.


Marcas de Tênis Esportivo

Agora que você já sabe que estar com o tênis adequado vai influenciar diretamente os seus resultados, confira essa lista que fizemos das marcas de tênis esportivo mais reconhecidas no mercado. Lembrando que estamos falando tanto de tênis para corrida feminino quanto de tênis para corrida masculino.



Fila

A fila trata-se de uma empresa que nasceu na Itália. Inicialmente, a empresa focava no mercado têxtil, e logo foi reconhecida pela qualidade dos seus produtos. Foi só a partir do ano de 1960 que a empresa começou a criar peças de roupas e tênis voltamos a prática de esportes. Aliando tecnologia e modernidade, o foco inicial da marca era os tenistas, mas não demorou muito para a Fila começar a desenvolver calçados e roupas também para os corredores e jogadores de basquete.

No Brasil, é possível encontrar diversos Itens da marca Fila: peças de roupas esportivas, bolsas, tênis para caminhada, tênis para academia e tênis para a prática de esportes em geral.



New Balance

A New Balance foi criada com a frase “nascemos para nos mover”. Apenas lendo essa frase já é possível perceber que o foco da marca são itens para a pratica de esportes. A New Balance é uma marca que ficou conhecida mundialmente por criar tênis para trilha, tênis para caminhada, tênis para academia e para treino. Entre as diversas tecnologias usadas pela marca, está a “Fresh Foam” e a “FuelCore”, que tem o papel de deixar o tênis o mais macio e confortável para os pés. Além disso, por ser conhecido por ter “tênis leves” a marca consegue expandir o seu público cada dia mais entregando um calçado de qualidade e conforto inigualáveis para os seus clientes.



Olympikus

A Olympikus é uma marca brasileira que por oferecer tênis de tanta qualidade e conforto já ficou conhecida em toda América do Sul. O objetivo principal da marca é combinar tecnologia com os esportes. A Olympikus ficou famosa por disponibilizar tênis que são extremamente leves e confortáveis (inclusive, a marca conta com uma linha chamada “Ultraleve”) é uma bela opção de marca para aqueles que procuram tênis sem costura e com muita maciez. Uma tecnologia muito utilizada pela marca é a Evasense, que faz com que os tênis tenham essas características marcantes.



Skechers

Apesar de não ser uma marca tão conhecida como as que citamos anteriormente, a Skechers produz vários modelos de tênis para corrida de qualidade impecável. A composição dos seus materiais faz com que esse tênis seja uma excelente opção para as pessoas que estão começando a praticar exercícios físicos.

Alguns modelos dessa marca americana já estão no mercado a mais de um ano e mesmo assim se mantem no topo das listas de melhores tênis para correr. Esse fato por si só já comprova a qualidade e os benefícios desses tênis. A Skechers tem tênis com solados mais grossos, tênis de corrida com solados mais finos, e outros que contam com a tecnologia “Drop” que é perfeita para auxiliar nos movimentos rápidos.


Qual o melhor tênis para corrida?

Sabendo das necessidades daqueles que praticam atividade física, atualmente existem muitas marcas no mercado fabricando tênis para corrida.

Na hora de escolher qual o melhor tênis para corrida para você, você deve analisar se ele proporciona todas as vantagens citadas nesse artigo e conferir se ele é confortável.

Vale lembrar que, se você pratica exercícios físicos com regularidade, você passará muitas horas com o seu tênis nos pés, por isso, vale a pena gastar um tempo procurando a melhor opção para você.


A importância de escolher um bom tênis para praticar corrida

Não importa se você corre por lazer ou se você é um corredor profissional, pensar nos equipamentos e nos calçados que você vai usar na hora de praticar o exercício físico é um fator determinante para você conseguir um bom resultado, e não estamos falando apenas do desempenho da corrida, e sim da sua saúde.

Sabendo dessa importância da escolha dos calçados na hora de praticar exercícios, marcas como a New Balance, Fila, Skechers e Olympikus estão fabricando tênis cada vez mais confortáveis e com características específicas para corredores.

Além de pensar nas tecnologias investidas nos modelos, é preciso pensar nas formas de utilização dos tênis. Levantamos algumas dicas para quem quer ter mais resultados positivos durante as corridas. Continue lendo e descubra.


Veja qual é o tipo da sua pisada

Pode parecer uma coisa simples, porém, entender qual é o tipo da sua pisada pode te ajudar a escolher o tênis perfeito para você com mais facilidade.

Se você tem o hábito de usar o dedão do pé para dar impulso na hora de correr, a sua pisada é chamada “supinada”. Mas se você costuma usar o dedo mindinho e parte externa dos pés para dar impulso, a sua pisada é a “pronada”, e se você pisa com a planta do pé a sua pisada é "neutra" .


Não esqueça da funcionalidade

Se você procura um tênis para corrida, o principal que ele deve oferecer é: conforto, segurança para os pés e amortecimento. Contudo, também é possível encontrar modelos que ofereçam isso tudo e também contem com novas tecnologias e uma estética que te agrade.

É claro que os especialistas em prática de exercícios físicos opinam que é melhor deixar a estética de lado na hora de procurar um bom tênis esportivo, porém, se existem modelos que podem proporcionar todas as vantagens de um tênis de corrida com uma boa aparência, porque não investir?


Sempre preze pelo conforto

Quando falamos em corrida e em prática de exercícios físicos no geral, é impossível não lembrar das palavras: esforço, desafio e dedicação. Contudo, é necessário que você associe a pratica do esporte com mais uma palavra: conforto.

Isso porque, é impossível conseguir fazer uma boa corrida, caminhada, ou qualquer outro esporte com um tênis que não seja confortável. Isso sem contar que o tênis impróprio para a prática de exercícios pode contribuir para lesões e acidentes.

Por isso existem várias marcas que desenvolvem um tênis leve, com tecnologia inteligente e capaz de ajudar os corredores a terem uma corrida leve e confortável.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Quem somos
Parceiro
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp