Filtrar
Foram encontrados 68 produtos

O Salto plataforma: a história dos saltos

Ao que tudo indica pela história, os saltos foram criados com uma função muito diferentes do que as que conhecemos hoje. Os saltos altos são essenciais desde os tempos dos cavaleiros persas e foi símbolo de status. Ajudou a inflar o ego do rei da França e, por incrível que pareça, foi o responsável por ajudar a manter o mínimo de higiene no período da idade média. Ele passou por muitos altos e baixos para chegar ao status que tem hoje, de item essencial no closet feminino.

A origem do salto alto plataforma

A resposta para quem criou o salto alto plataforma até hoje é um mistério. É impossível saber exatamente quem foi o criador, mas uma versão muito primitiva do salto foi encontrada em desenhos no Egito que remetem a cerca de 3.500 a.C.

Segundo o que pode ser analisado de acordo com as pinturas, era um calçado que apenas classes altíssimas utilizavam. Inicialmente, a peça foi criada para homens, em específico os cavaleiros persas. Isso porque os saltos davam uma melhor posição dos pés no estribo.

Durante a idade média, calçados de madeira similares ao que hoje conhecemos como salto plataforma, era utilizado para manter os caríssimos sapatos da realeza longe da lama. Tal salto era utilizado tanto por homens quanto por mulheres.

Ainda por volta dos anos 1400 d.C. foram avistados os primeiros sapatos de plataforma na turquia, que variavam de 14 a 40cm de altura, seno utilizados por odaliscas e concubinas.

A popularização do salto alto

Catarina di Médici foi a responsável pela popularização dos saltos altos na nobreza. A esposa do até então rei da França tinha uma questão de insegurança com sua baixa estatura, vivia utilizando sapatos de salto feitos por um artesão italiano. O calçado acabou ganhando fama e sendo inserido na aristocracia européia.

Após a revolução francesa o item caiu de destaque, visto que a revolução desejava mais igualdade para as classes. O salto voltou a ter os holofotes no século XX com a contribuição do cinema de Hollywood. Após isso, o salto voltou a ser considerado um item de elegância.

Confusão entre salto plataforma e anabela

Muitas fashionistas confundem o salto plataforma com o salto anabela por ambos serem extremamente parecidos. Porém, uma diferença muito básica entre ambos existe e você vai aprender a diferenciá-la agora.

Existe diferença entre anabela e plataforma?

Sim, minha cara amiga, existe. De acordo com o ciclo da moda, o calçados se renovam e são os responsáveis por darem vida as produções em diversas épocas diferentes. Dos itens favoritos durante o verão para dar aquele up no look, as sandálias anabela e plataforma estão definitivamente dentro da lista.

Isso acontece porque o seu design é extremamente atual e moderno, fazendo com que o look tenha um aspecto mais leve a qualquer look, além de serem fáceis de andar. O salto sustenta a parte inferior do calçado de forma quase completa, garantindo conforto e estilo as combinações.

Mas afinal, qual a diferença entre ambos os calçados? A plataforma tem a sua superfície inferior quase plana, enquanto o anabela e muito mais triangular, fazendo com que os dedos fiquem na parte baixa do calçado e o calcanhar fique na parte mais alta.

Benefícios dos modelos

Ambos os modelos tem uma vantagem para quem tem dificuldade em andar com saltos: os saltos são grossos, fazendo com que exista mais estabilidade no caminhar. Outra vantagem em utilizar os modelos é que os mesmos trazem versatilidade a qualquer look preexistente no seu guarda-roupa. Esses calçados vão de produções super casuais a produções mais chiques sem apresentar muita dificuldade.

Como escolher o salto plataforma perfeito?

Na hora de escolher o calçado perfeito para você, leve em consideração o seu estilo e aquilo que lhe for mais confortável. Um salto plataforma preto por exemplo, irá bem em qualquer ocasião, seja ela mais casual ou mais chique. Afinal, o preto é a cor mais coringa possível.

Por ser um salto confortável e ainda assim usável em uma ocasião mais requintada, a sandália plataforma salto grosso é ideal para festas, pois oferece conforto e estilo em uma tacada só.