Filtrar
Foram encontrados 2016 produtos

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento anual que acontece na quarta sexta-feira de novembro nos Estados Unidos. É um dia em que os varejistas oferecem grandes descontos em seus produtos para incentivar as pessoas a fazer suas compras de Natal. Este evento tornou-se cada vez mais popular em outros países nos últimos anos. Este ano ela será realizada no dia 25 de novembro e, como sempre, promete ser uma ótima oportunidade para os lojistas aquecerem as suas vendas e para que os consumidores encontrem boas ofertas.

No online, a Black Friday tem se mostrado uma das datas mais relevantes para todo e qualquer segmento do varejo. Até porque o evento não se limita apenas à última sexta-feira do ano e acaba movimentando promoções durante todo o mês de novembro

Quer saber mais sobre a origem deste evento extremamente importante e como se preparar para a edição deste ano: continue lendo.

Quando acontece a Black Friday 2023?

Este ano o evento acontecerá no dia 24 de novembro, afinal a data é sempre comemorada na última sexta-feira do mês. O evento surgiu no dia seguinte a um feriado não comemorado no Brasil, o Dia de Ação de Graças, que é comemorado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Porém, o que pudemos perceber nos últimos anos, devido ao advento da internet, é que a Black Friday começou a ser antecipada com eventos como Esquenta Black Friday, Black November, Black Week e etc. Esses eventos consistem na oferta de descontos e promoções nos dias e semanas anteriores à data oficial do evento. Essas promoções estendem-se ao longo do mês inteiro ou de semanas antes do evento.

Não podemos deixar de falar sobre a Cyber Monday, que surgiu com o objetivo de estender o evento exclusivamente para o varejo online. Ela é voltada especialmente para a venda de eletrônicos online e é realizada na primeira segunda-feira após a Black Friday.

Qual a história por trás da Black Friday?

O evento surgiu originalmente nos Estados Unidos, entre os anos 80 e 90, como uma forma do comércio aproveitar o feriado do Dia de Ação de Graças para movimentar as vendas e alavancar o movimento do final de ano.

Além disso, a data chamou a atenção de outros países fora do continente norte americano, que começaram a realizar a sua própria edição do evento. A Black Friday no Brasil teve seu início no ano de 2010, com o foco no varejo online, mas teve poucas lojas participantes.

Porém ao longo dos anos o termo black friday foi ficando cada vez mais comum no dicionário dos lojistas e conquistou clientes e lojas brasileiras, sendo aplicado até mesmo em lojas físicas.

O crescimento do comércio eletrônico e a consolidação dos hábitos dos consumidores de realizarem suas compras online também tiveram uma grande importância no papel de sucesso da data.

Sendo assim, muitas lojas aderiram ao movimento de antecipação e expansão da Black Friday, mas adaptando o feriado internacional para a semana ou mês anterior .

Quais as expectativas para o ano de 2022?

A expectativa para esse ano é de que o evento continue trazendo boas oportunidades para os empreendedores digitais e para os clientes. Mesmo com a alta na inflação, é possível utilizar do evento para antecipar as compras de Natal, por exemplo.

Como se preparar para a Black Friday?

A melhor maneira de se preparar para o evento é ficar atento aos cupons de desconto que podem ser oferecidos pelas lojas em diversos sites de descontos. Também é importante prestar atenção nas ofertas da madrugada, que costumam ocorrer em alguns comércios, então durante os finais de semana, se possível, é uma boa ideia ficar acordado até mais tarde se você quer economizar.

Outra forma de se preparar para o evento e garantir o melhor desconto é realizar algumas economias para conseguir pagar o produto tão desejado no débito ou no pix, afinal muitas vezes o desconto é maior para quem conseguir realizar o pagamento à vista do que parcelado. Por isso, é importante estar atento ao desconto de acordo com as formas de pagamento.

Outra oportunidade que você não pode perder na Black Friday é realizar uma lista dos produtos que você mais deseja comprar durante o evento e tentar se manter à eles, afinal é fácil nos perdermos na emoção dos descontos e acabar aproveitando até demais o evento. Por isso, a lista de produtos desejados é tão importante para quem tem um orçamento mais apertado e deseja se ater à ele no momento de realizar as compras.

Como saber se a Black Friday é um evento seguro?

A Black Friday já é um marco no comércio brasileiro e é conhecida por abrir as vendas para a temporada do natal. Porém, muitos clientes ficam em dúvida quando o assunto é segurança nas compras durante o evento. Nossa dica é sempre prestar muita atenção se o site possui o protocolo “https”, que garante um pouco mais de segurança durante a compra. Outra dica é prestar atenção no link. Geralmente links muito longos não são um bom sinal na hora de realizar a sua compra. Ah, e caso for utilizar cartão, dê preferência para utilizar a opção virtual e não física do seu cartão nas compras. A opção virtual do cartão é mais segura por gerar um código de segurança diferente toda vez que uma compra for realizada.