Compartilhar

A pandemia que enfrentamos atualmente mudou radicalmente a vida das pessoas. Mudou a forma com que fazemos as atividades normais do dia a dia, mudou a economia e com certeza mudou a indústria da moda. Nos desfiles e na criação de novas tendências, foi necessário pensar em itens que atendessem as novas necessidades das pessoas, entre elas: conforto e versatilidade.

Com isso em mente, várias tendências novas surgiram e outras foram resgatas. E entre as que foram resgatadas podemos citar as famosas Birken.

As Birken podem ser definidas de forma bem clara e objetiva: são sandálias simples que prezam pelo conforto acima de tudo. Uma grande vantagem das Birken é que elas combinam com diversos estilos e vários tipos de looks.

É claro que, em um ambiente empresarial as Birken não são tão bem vistas, afinal, são quase que chinelos com tiras mais largas. Contudo, especialistas da área da moda já deram algumas ideias de como usar a Birken de forma adequada e conseguir usufruir de todos o seu conforto!

Mas antes de darmos algumas dicas de como usar a Birken, vamos descobrir um pouco qual foi a trajetória dessa sandáliaque ganhou o coração das mulheres?


História da Birken

A Birken é uma sandália de salto baixo que tem o seu solado confeccionado a partir do látex e da cortiça. Ela é revestida de um material muito conhecido no mundo dos sapatos: a camurça. E suas largas tiras são feitas a partir do couro. Os modelos contam com grandes fivelas de metal que são o item que mais chama atenção na hora de calças as sandálias.

Contudo, o grande diferencial da Birken está no seu formato, que é anatômico e foi desenvolvido para receber os pés da melhor forma possível, proporcionando um encaixe perfeito.

Com essa simples descrição da sandália já dá para ter noção de como ela é confortável, certo? Mas não foi nada fácil chegar nesse modelo de Birken e para alcançar esse nível de conforto a Birken precisou fazer pesquisar em diversos lugares do mundo e construir mais de 250 anos de trajetória.

De acordo com fontes tiradas da revista Elle, a trajetória das sandálias Birken se iniciou no ano de 1774, em uma pequena cidade da Alemanha. Nessa época, as palmilhas usadas eram todas retas, e ao lançar um modelo de palmilha anatômica Konrad Birkenstock fez muito sucesso.

Sabendo que tinha conseguido criar um produto inovador e muito bem recebido pelo mercado, Konrad tomou a decisão de viajar para a Europa e tornar as suas palmilhas mais conhecidas.

O sucesso foi tanto que até soldados da guerra a utilizaram. Porém, com o passar do tempo, o bisneto de Konrad pensou que deveria desenvolver um calçado para que todos usassem uma palmilha anatômica, mesmo sem perceber.

Em 1965 surge então a primeira Birken, e logo ela foi reproduzida por muitas marcas diferentes. Mas na década de 1960 não foi nada fácil convencer as pessoas a usarem essa sandália, que nessa época, ainda não tinha uma estética muito bonita.

Mas mesmo sem uma boa aparência, a Birken ficou conhecida por meio do marketing boca a boca, onde as pessoas falavam sobre o seu conforto e sobre como a palmilha anatômica era benéfica para os pés. Com isso, em 1970 a Birken ficou muito famosa e conhecida, principalmente pelo uso dos hippies.

E desde então a Birken continuou no mercado com a mesma fama: algumas pessoas amam usar o modelo por causa do seu conforto, e outras detestam devido a sua aparência. E agora, durante a pandemia mundial do Covid-18 as Birken voltaram com tudo para proporcionar conforto para as mulheres que estão passando mais tempo dentro de casa.

Então se você é uma fã desse calçado que carrega tantas polêmicas, continue lendo esse artigo que dará algumas dicas de como inserir as Birken no seu dia a dia!


Birken com peças de alfaiataria

Muitas pessoas têm na cabeça que peças de alfaiataria só podem ser usadas em ambientes formais ou para ocasiões mais sério como em uma entrevista de emprego. Contudo, se você tiver intenção de dar um ar mais requintado ao seu look você pode tentar usar um item de alfaiataria no seu visual.


Quando o assunto é moda, tudo é questão de encontrar a melhor maneira de adaptar as tendências ao seu estilo. E porque não tentar combinar uma sandália birken com uma peça de alfaiataria e criar um look despojado e moderno?


Visual despojado com as sandálias birken

A tendência primavera verão 2022 já colocou as birken nos tops de sandálias mais confortáveis. Então porque não aproveitar que a tendência do momento é o conforto e combinar essa sandália com suas peças mais confortáveis? Vale usar seu jeans com as sandálias, e aquela blusa grande e confortável que te faz se sentir super a vontade. E outra vantagem desse calçado é que ele pode ser usado tanto por mulheres quanto por homens, não existe limitação de gênero!


Birken com shorts

No verão, nada melhor do que poder contar com suas peças de roupas mais arejadas não é mesmo? E é claro que os shorts não poderiam estar fora dessa lista.

Por ser uma peça de roupa mais curta, os shorts permitem uma fácil movimentação das pernas além de proporcionar uma sensação de frescor maior durante os dias mais quentes.

Quando combinado com uma sandália birken, os shorts e as camisetas lisas ou estampadas dão um ar descontraído e despojado ao visual.

E vale lembrar que a combinação de short com birken pode ser feito por mulheres e homens. E também não há limitação de idade, as sandálias podem ser usadas por pessoas de idades e até mesmo por crianças, que ficam muito charmosas com as versões infantis do calçado.


E saia com sandália birken, é uma boa combinação?

Geralmente as saias são uma das peças mais delicadas e femininas do guarda roupa feminino. Já a sandália birken é um calçado simples que tem o objetivo principal de promover conforto além da beleza. Dessa forma, é uma boa ideia combinar saias com sandálias birken?

E a resposta é sim! Quando utilizadas junto com uma peça de roupa tão feminina quanto a saia, a birken feminina serve para quebrar o ar sensual que a roupa traz e dão um ar mais despojado e descontraído para que o usa.


Birken e vestidos

A essa altura do artigo você já conseguiu perceber que é possível usar uma sandália birken feminina com todos os tipos de roupa não é mesmo? E com os vestidos não é diferente, basta escolher o vestido adequado e combina-lo da melhor maneira possível com a sua sandália. Vale lembrar que existem opções de birken preta e birken branca, o que facilita na hora de montar os looks!

E os acessórios? Veja alguns acessórios que podem ser usados junto com a sandália birken.


• Chapéu: é claro que um acessório tão lindo quanto o chapéu não poderia ficar fora dessa combinação! As sandálias birken ficam lindas quando combinadas com um lindo chapéu.

• Colares: os colares são acessórios delicados que combinam com praticamente todos os looks. Basta escolher um que combine com o seu estilo e se jogar.

• Óculos de sol: as sandálias birken são calçados pensado para os dias de calor, então porque não as usar junto com seus óculos de sol, ou até mesmo criar um visual mais praiano?


• Bolsas: uma dica legal é a de combinar a cor da sua birken com a cor da sua bolsa, dessa forma, você chamará atenção para esses dois itens da sua produção.

Podemos perceber que por ser uma sandália simples, a birken possui uma infinidade de composições e permite que você se reinvente de muitas formas na sua utilização.

Dicas para usar sandálias birken em corpos de tamanhos diferentes

O uso das sandálias birken está liberadíssimo para mulheres e homens com diversos tamanhos e tipos de corpos. Contudo, para quem tem a intenção de alongar ou diminuir a silhueta, segue algumas das dicas.

• Combinar as sandálias birken em tons nude com vestidos e saias mais curtos pode ser uma ótima opção para quem quer alongar a silhueta;

• Usar saia no tamanho midi também pode ser uma boa sugestão para as mulheres que desejam passar a impressão de ser mais alta;

• Para quem gosta de usar macacão, uma peça de roupa dessas em tons mais escuros combinados com a sandália birken pode proporcionar um visual mais moderno além de alongar a silhueta e dar a impressão de estar mais magra;

• Outra dica de ouro é investir em blusas e acessórios que deem destaque ao seu rosto, como colares ou blusas com decotes em V;

• Para os homens, usar uma sandália birken com bermudas ou calças compridas pode sugerir um visual mais descontraído e simples para os momentos de descanso e atividades nos dias mais quentes;

Vale ressaltar que todas as pessoas podem usar as sandálias birken e combina-las de diversas maneiras, inclusive de formas que não foram citadas nesse artigo. O importante é estar se sentindo bem e confortável, afinal, essa é a proposta principal desse calçado.

Quais são as cores das sandálias birken?

As sandálias birken são encontradas em várias cores. A birken preta e a birken branca são as mais clássicas e por isso são as mais fáceis de serem combinadas.

Porém, se você gosta de visuais coloridos e não tem medo de arriscar na hora de comprar calçados novos, as birken coloridas podem ser uma ótima opção.

Elas existem nas cores: preta, rosa, amarela, branca, marrom e você consegue encontra-las até mesmo com as tiras metalizadas. Para inserir as sandálias coloridas nos looks, o indicado é combina-las com peças de roupas de cores mais neutras ou até mesmo com roupas coloridas.

Vale lembrar que o interessante da moda é que ela é flexível e que você deve adaptar apenas as tendências que estão de acordo com o seu estilo. Diante disso, escolha a birken com a cor que mais combine com o seu estilo e se joga!

Não dá para negar que a sandália birken já foi apontada como um dos calçados preferidos para a primavera verão 2022.

Apesar de muitos nomes do mundo da moda detestarem o modelo, considerando o calçado “feio” ou comparando as sandálias com as crocs, se referindo a eles como sapatos feios, é inegável que cada vez mais as birken tomam conta das vitrines e ganham espaço no guarda roupa das mulheres e também dos homens.

Conforme foi dito durante esse artigo, a aparência das sandálias birken é mais grosseira, justamente porque ela não tem a intenção de ser um sapato delicado, e sim um calçado confortável e estiloso que possa ser usado em diversos momentos e que seja capaz de quebrar o romantismo e sofisticação de alguns looks.

Vale a pena lembrar que o ponto forte de algumas sandálias birken é a sua palmilha anatômica que traz a sensação de conforto.

Fora do Brasil, essas sandálias são conhecidas pelo estilo “normcore” que tem como princípio o conforto acima da beleza. Nesse estilo, o conforto fica acima até mesmo do estilo, sempre levando em conta a simplicidade. E é por isso que essas sandálias podem ser combinadas com todo tipo de roupa, já que o seu objetivo é justamente de “quebrar” estilos e levar um ponto de descontração e conforto para os visuais.

E é nessa linha de raciocínio que a estilista Danyla Borobia fez o seguinte comentário: “usar um contraponto é o que fara com que a mulher leve uma referência de moda para o look e dará a impressão de ser antenada, por exemplo, se estiver usando roupas totalmente formais e inserir um item “normcore” (ou seja, uma birken), ela conseguirá fazer esse contraponto e inovar”.

A única desvantagem dessa sandália é que devido a alguns códigos de vestimenta, elas não são bem-vindas no mundo corporativo. Mas vale lembrar que com cada vez mais trabalhos em home office, nada impede as pessoas de usarem as suas sandálias birken em casa e assim, poder aproveitar do seu conforto e versatilidade nos looks casuais.

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Quem somos
Parceiro
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp